sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CONCEITO DO NATURALISMO MEIO AMBIENTE E NATURALISMO DA CIVILIZAÇÃO.


O NATURALISMO:  é tudo aquilo que não surgiu da ação humana como a água ,a vegetação nativa , as nuvens .Essa natureza não construímos ,infelizmente só destruímos .O chamado meio ambiente é tudo aquilo que o homem não construiu.
O Naturalismo:  tem dois  conceitos opostos que se distingue  entre a natureza e o homem ou a civilização. Já a civilização é o resultado desta natureza pelas sociedades humanas. o crescimento urbano, ciências , as artes, literatura etc.  O NATURALISMO  é   o resultado da transformação deste  meio ambiente. O que diverge essa situação, segundo Rousseau (1712-1778) pág 72 ,o homem é bom por natureza ou a natureza humana  é boa ,mas a sociedade corrompeu ou corrompe   a alma humana . Segundo Rousseau, o naturalismo é uma corrente filosófica em que afirma a superioridade da natureza sobre a civilização. E propõe a volta  a uma existência natural.  Um dos seus críticos  Voltaire que quando lia as suas obras, de  ,o que da a entender que só falta a civilização  a ficar de quatro patas a comer capim ou grama. Mas quanto a  educação Rousseau propõe uma em sintonia coma natureza. É contra a criança ir mais cedo para a  escola .Até  mais ou menos doze anos evitar  contatos externos, ter uma liberdade mais restrita e receber mais estímulos,  pelo ambiente e pela hereditariedade ,ter o máximo de estímulos aos sentidos do rico mundo sensório. Este assunto  se observarmos   e compararmos  com  as teorias de piaget e Wallom não está longe de  se comparar com os pensamentos de Rousseau quanto o "pensamento e conhecimento do desenvolvimento humano". 
Sintetizando ,o naturalismo é uma tendência filosófica  do período moderno, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência , mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
 Fonte: UTA: Fundamentos da Educação com VASCONCELOS,J.Antonio.Houaiss



Nenhum comentário:

Postar um comentário