domingo, 14 de abril de 2013

Novo plano quer salvar 2 milhões de crianças por ano - Ciência - DN

Novo plano quer salvar 2 milhões de crianA Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF lançam hoje um novo plano de ação internacional contra a pneumonia e as doenças diarreicas, programa que quer salvar até dois milhões de crianças por ano.
O novo programa, designado "Plano de Ação Integrado para a Prevenção e Controlo da Pneumonia e da Diarreia", aposta numa maior integração de esforços para prevenir e tratar as duas doenças, bem como estabelece metas ambiciosas para a redução das taxas de mortalidade e para o aumento dos níveis de acesso das crianças a tratamentos e a melhores condições de vida.
O plano da OMS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) quer acabar com as mortes preveníveis relacionadas com estas duas doenças até 2025.
A pneumonia e as doenças diarreicas são as principais causas de morte de crianças com menos de cinco anos a nível mundial, representando, em conjunto, 29% dos óbitos.
De acordo com dados oficiais, a pneumonia, a principal causa de mortalidade infantil, mata anualmente perto de 1,2 milhões de crianças com idades inferiores a cinco anos, mais do que a SIDA, malária e tuberculose juntas.
Com registo de 760.000 mortes anuais, e apesar de serem preveníveis e tratáveis, as doenças diarreicas são a segunda causa de morte infantil na faixa etária com menos de cinco anos. Em termos globais, os registos apontam para perto de 1,7 mil milhões casos anuais.ças por ano - Ciência - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário