segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dinheiro é vetado em ônibus de Santos Motoristas serão responsáveis apenas por dirigir o ônibus; passagem será paga apenas com cartão-transporte


Motoristas de ônibus não aceitarão mais dinheiro no pagamento das passagens em Santos a partir de amanhã. A passagem só será paga com cartão-transporte.

A medida tem como objetivo acabar com a dupla função dos motoristas e a circulação de dinheiro nos coletivos por conta dos assaltos. Porém, ainda há dúvidas sobre o assunto entre os usuários do transporte coletivo.

Principalmente por conta da movimentação de turistas na cidade e de pessoas que usam eventualmente o transporte público como é o caso da dona de casa Marilene Fraga. “Venho a Santos por conta de consulta médica e ainda não sei como vou fazer para pagar a passagem”, disse.


A prefeitura informou que nesses casos, o mais indicado é adquirir bilhetes múltiplos. Eles são vendidos com 2, 4 e 10 unidades em 140 locais, inclusive em pontos de ônibus, pousadas, rodoviária. A lista pode ser consultada no portal www.santosonibus.com.br.

A Viação Piracicabana informou que após o anúncio da mudança já foram confeccionados 53 mil cartões transporte.


Medida é constitucional, diz advogado

Para o advogado Adib Kassouf Sad e presidente da Comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), apesar da decisão de acabar com uso do dinheiro nos ônibus municipais ser polêmica a mesma é constitucional.

Segundo ele, o município pode e deve legislar sobre assuntos municipais. “Aqueles que não são da cidade ou usam o transporte coletivo eventualmente terão transtornos com a medida, porém isso não implica inconstitucionalidade na decisão do município”, explicou.

“Sem o uso do dinheiro a criminalidade deve reduzir. O município deve adotar medidas que forneça segurança aos seus moradores”, concluiu.  



Como pagar a passagem?

Quem ainda não possui cartão transporte deve providenciar para pagar a passagem a partir desta terça-feira.

De acordo com a Viação Piracicabana, existem 140 pontos de venda onde é possível confeccionar a primeira via do cartão transporte, comprar créditos para o cartão, adquirir cartões múltiplos e fazer consulta de saldo.

Há ainda os postos itinerantes. Hoje, o ônibus estará no Terminal Valongo em Santos.


O portal www.santosonibus.com.br é outro caminho para obter o cartão, que chega no endereço indicado 24 horas após o cadastramento, desde que seja na Baixada Santista. Com o CPF e RG em mãos, é só preencher e encaminhar o formulário via internet. Nas lojas ou quiosques, o cartão é entregue na hora, sendo que a unidade da Estação Rodoviária funciona 24 horas.

Após obter o cartão, o passageiro deve carregá-lo nas lojas e postos terceirizados pela Viação. Não há limite de recarga.

Vendas pela internet

A Piracicabana informou que na próxima semana deve ter início a venda de recarga pela internet. O pagamento será feito por meio de boleto bancário, transferência entre contas, cartão de débito e crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário